Opep decide se diminui produção de petróleo

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) decide hoje, em Viena, na Áustria, se reduz a produção de petróleo para evitar a queda nos preços. Os países produtores temem queda na demanda em função da desaceleração da economia norte-americana e não querem repetir o excesso de oferta e preços baixos do petróleo bruto vividos em consequência da crise asiática.

A Opep pretende reduzir 5% da produção, equivalente a 1,5 milhão de barris dia. Os Estados Unidos e a União Européia são contra a redução. Querem o petróleo entre US$ 20 e 28 o barril. No ano passado, o barril chegou a custar US$35 dólares.

O ponto de desequilíbrio a favor dos preços e das reivindicações dos Estados Unidos e países europeus, pode, por ironia, ser o Iraque. Este país não está colocando o grosso de sua produção no mercado porque discute com a ONU uma política de preços. Caso chegue ao acordo e coloque no mercado sua produção, a redução na produção pretendida pelos outros produtores não terá efeito muito grande nos preços. (ambientebrasil)