Praias do Paraná apresentam altos índices de coliformes

O último boletim de balneabilidade das praias e rios do Litoral do Paraná, levantado pelo Instituto Ambiental do Paraná, mostra que os veranistas estão banhando-se em esgoto.

De acordo com o levantamento do instituto, dos 46 pontos amostrados, 37 são considerados impróprios, em função dos altos índices de coliformes fecais. Esses locais foram escolhidos por apresentarem a maior concentração populacional durante a temporada.

O coordenador da Operação Verão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Hamilton Bonatto, afirmou que o alto índice de poluição é decorrente da falta de saneamento na região. O IAP verificou as praias de Paranaguá, Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Até o fim do mês deverá sair um laudo determinando quem sãos os responsáveis pelos despejos irregulares. A assessoria de imprensa da Sanepar disse que neste ano deve começar um trabalho de melhoria da rede de saneamento dessas cidades. Em agosto, devem ser lançados os editais de licitação de obras para a região. (O Globo com Folha do Paraná)