Garotinho assina convênio para preservar mata atlântica

O governador Anthony Garotinho firmou nesta sexta-feira um contrato com a agência alemã de cooperação financeira Kredstanstalt für Wiederaufbau (KFW) para preservação da mata atlântica.

O convênio foi assinado no Salão Verde do Palácio Guanabara e prevê a implantação e a estruturação de três parques, duas reservas e uma estação ecológica.

O programa também prevê a doação, a fundo perdido, de R$ 15 milhões, por parte da KFW, para, entre outras ações, construção e reforma de sedes de parques e reservas.

Também está prevista a aquisição de veículos e de equipamentos para fiscalização e prevenção de incêndios e demarcação de unidades de conservação. Já ao Governo do Estado caberá a contrapartida orçamentária de R$ 8 milhões.

O programa é destinado aos parques do Desengano, no Norte Fluminense, da Ilha Grande, e da Pedra Branca no Rio às reservas de Juatinga, em Parati, e de Araras, em Petrópolis e à estação ecológica do Paraíso, em Guapimirim.

As unidades de conservação a serem beneficiadas pelo programa são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), vinculado à Secretaria estadual de Meio Ambiente.

Segundo o secretário de Meio-Ambiente André Corrêa, os projetos incluídos no programa permitirão ao Rio de Janeiro deixar de ser considerado um dos estados com os maiores índices de desmatamento. (Último Segundo)