Ibama cria CD-ROM para identificar animais silvestres

O Ibama lançou seu primeiro CD-ROM para ajudar na identificação de animais silvestres nativos e exóticos. Por meio de um microcomputador Pentium 100 Mhz e 16 Mb de memória RAM, será possível acessar os dados referentes a 1200 animais.

No sistema de Identificação de Animais, elaborado por técnicos do Departamento de Fiscalização do Ibama, estão disponíveis fotos e informações sobre o nome científico do animal, hábitos alimentares, região de ocorrência e situação da espécie na natureza.

Com esses dados, poderão ser tipificados os casos de crime contra a fauna, dar os primeiros cuidados ao animal apreendido e aplicar multas com maior precisão.

Os primeiros a receberem o material serão os funcionários dos aeroportos, portos, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Florestal, zoológicos e criadouros que tenham com função identificar animais em casos de apreensão ou instruir processos judiciais.

Depois disso, o Ibama irá disponibilizar no site www.ibama.gov.br. Além de atingir os objetivos da fiscalização, o material poderá ser usado também por professores e alunos da rede de ensino de todo o País.

Além de atingir os objetivos da fiscalização, o material também poderá ser usado por professores e alunos da rede de ensino de todo o país, tornando-se uma contribuição a mais do Instituto para a educação ambiental.
(Último Segundo)