G-8 se compromete a alcançar acordo sobre Kyoto

O Grupo do G-8 se comprometeu neste domingo, 04, em Trieste, no centro da Itália, a alcançar um acordo para garantir a integridade ambiental do Protocolo de Kyoto, referente a redução de gases contaminados.

A reunião dos ministros do Ambiente do G-8 concluiu a adoção unânime de um documento que afronta os temas de mudança climática e o desenvolvimento sustentável, marcando o reinício do diálogo suspenso após a Conferência de Haia, no ano passado.

De acordo com observadores, o documento de Trieste reflete a vontade política do G-8 de alcançar um acordo, mas a verdadeira discussão se dará na próxima Conferência mundial do ambiente, a chamada Cop6-bis, que ocorrerá em Bonn em julho.

“Reabrimos um diálogo que corria o risco de ser interrompido e, sobretudo, reconstruímos um clima de confiança recíproca”, disse em entrevista a imprensa o ministro italiano do Ambiente, Willer Bordon.

EUA – A prinipal autoridade norte-americana em meio-ambiente disse duramte o encontro que seu país está disposto a resolver as questões globais sobre o assunto, mas que não necessariamente vai levar em conta acordos feitos pelo governo anterior.

(Último Segundo com Folha de São Paulo)