WWF é a primeira ONG brasileira a receber ISO 9002

O WWF-Brasil (World Wildlife Fund) é a primeira ONG ambientalista brasileira a receber o certificado da ISO 9002, de qualidade total. Com isso, passa a contar com um sistema de gestão da qualidade reconhecido internacionalmente.

Foram auditados os processos de gestão de recursos financeiros, gestão de contratos, venda de produtos WWF e programa de filiação.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação mundial, integrada por organismos nacionais de normalização, contando com um representante por país.

Para Regina Vasquez, assessora de imprensa do WWF-Brasil, a certificação é um sinal de que o terceiro setor está se profissionalizando.

“Esse selo também vai abrir portas no relacionamento com empresas públicas e privadas, pois é uma garantia de transparência para potenciais parceiros e doadores”, disse Regina.

A auditoria foi feita pela DNV (Det Norske Veritas), um organismo que indica instituições para receberem a certificação ISO.

Segundo Rodrigo Moreira, do núcleo de qualidade da ONG, o selo foi emitido no dia 5 pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela RVA, um organismo acreditador holandês.

A ONG também foi a primeira da rede a ser certificada: o WWF holandês e o norte-americano não possuem o selo.

A partir de agora, o WWF vai ser auditado, semestralmente, para verificar se a ONG continua mantendo os padrões de qualidade garantidos pelo selo
(Folha On Line)