O Brasil já tem seu primeiro animal clonado

Aparentemente Vitoria é um bezerro como outro qualquer, mas na verdade, ela é o primeiro animal clonado do brasil. O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, comunicou nesta quarta-feira o nascimento de Vitória, uma bezerra da raça Simental feita em laboratório pelo Cenargem – Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A técnica foi um pouco diferente da empregada na clonagem de Dolly. Enquanto a bezerra foi obtida a partir de uma célula embrionária, o que faz com que Vitória não seja uma cópia exata dos pais, a ovelha se desenvolveu a partir de uma célula adulta. Na verdade, Vitória é um clone de uma vaca virtual, que não chegou a nascer.

Vitória nasceu de uma fecundação in vitro, de um casal de bovinos. O óvulo fecundado permaneceu por cinco dias dentro da barriga de uma vaca de aluguel. Os cientistas colheram uma célula de uma outra vaca, retiraram seu núcleo e inseriram a fertilização, de onde originou a bezerra clonada.

O animal nasceu com 50 quilos – considerado pouco abaixo do normal – mas já engordou dois quilos. Clinicamente a bezerra é perfeita, com todas as atividades vitais normais.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a dominar a tecnologia de clonagem.
(ambientebrasil)