Adrianópolis: Intoxicação em crianças foi descartada.

A Unicamp (Universidade de Campinas) apresentou ontem oficialmente à Assembléia Legislativa os resultados de sua investigação sobre contaminação por chumbo em Adrianópolis, cidade a 122 quilômetros de Curitiba.

A conclusão tranqüilizou os deputados em audiência da sessão da Comissão de Meio Ambiente. Deram negativos os resultados dos exames de sangue das 95 crianças que estavam sob suspeita de intoxicação por chumbo.

O caso de Adrianópolis obteve destaque nacional em fevereiro, deste ano, quando o vice-prefeito local, Cláudio Lima, o “Jipinho” , convocou a imprensa e declarou que talvez milhares de pessoas estivessem intoxicados por rejeitos da mineração de chumbo realizada por 60 anos na cidade.

Segundo as pesquisas da Unicamp, os níveis de chumbo encontrados no povo local estão um pouco acima do de outras regiões brasileiras, mas bem abaixo dos índices internacionalmente aceitos para evidenciar saturnismo (a intoxicação pelo metal pesado).

Depois do resultado do laudo especula-se que a Comissão encerre suas atividades sem ouvir mais nenhuma pessoa.Hoje, 05 de abril,uma equipe da Secretaria da Saúde está na área terminando exames complementares em quase duas mil pessoas(ambientebrasil)