ONGs são contra projeto de formação da Alca

ONGs e outras organizações reuniram números sobre o impacto do Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte para convencer a população Ocidental a se manifestar, nos próximos três dias, contra o Alca, a maior zona de livre comércio do planeta.

Segundo a GTW – Global Trade Watch, uma das maiores ONGs do mundo, a Alca será uma expansão do Nafta. A organização informa que os norte-americanos que perderam seus postos de trabalho por causa do Nafta encontraram outros com menos segurança e com salários muito inferiores. O superávit comercial norte-americano com o México se transformou também em um déficit de US$ 24,2 bilhões.

Os líderes da GTW ainda acrescentam que a indústria na fronteira entre os dois países trouxe problemas para o meio ambiente e para a saúde pública, com a incidência de algumas doenças, entre elas a hepatite, devido à falta de redes de esgoto e de água potável.

Agricultura – Sobre a questão agrícola, a ONG acusa os Estados Unidos de estarem tentando forçar os países latino-americanos a aceitar os alimentos transgênicos, mercado que as companhias norte-americanas tem liderança, aumentando a dependência deles nas corporações e multinacionais norte-americanas.
(ambientebrasil)