Será lançado projeto para despoluição da Baía de Guanabara

Será lançado na sexta-feira, pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o projeto Protetores da Vida – Baía de Guanabara, que completa as ações do Programa de Revitalização Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. A cerimônia oficial acontece na Fundição Progresso, na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto, que já existe há seis meses e está sendo executado pela ONG Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, cadastrou mais de mil instituições para dar opiniões e apontar as providências que julgam mais urgentes para a despoluição da baía.

Por meio das informações arrecadadas chegou-se a conclusão que os principais problemas ambientais dos municípios em torno da baía de Guanabara têm relação direta com a falta de saneamento básico e em especial com o destino final do lixo. Será encaminhado a cada município uma proposta para um regulamento para a limpeza urbana.

O programa recebe recursos da multa aplicada à Petrobras pelo derramamento de 1,3 milhão de litros de óleo combustível na Baía de Guanabara, em janeiro do ano passado.
(ambientebrasil)