Vacinação contra aftosa deve começar nesta terça-feira no RS

A vacinação contra a febre aftosa nos 25 municípios integrantes da zona de proteção no Rio Grande do sul deve iniciar nesta terça-feira.

A imunização do rebanho bovino vai começar pela cidade de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, onde foi confirmado clinicamente 11 animais de corte adultos com a doença.

As cidades como Aceguá e Uruguaiana também estão sendo tratadas como regiões prioritárias pela proximidade com focos da doença nas cidades do Uruguai.

As 2 milhões de doses da vacina chegaram ao aeroporto de Santa Maria em um avião da FAB – Força Aérea Brasileira na segunda-feira. Na manhã de hoje, um novo carregamento com mais 2 milhões de doses deve chegar ao município.

As vacinas serão repassadas às prefeituras para serem distribuídas aos produtores com o apoio do esquema montando pela secretaria no Estado.

Compra da vacina – A possibilidade da venda da vacina aos pecuaristas está causando polêmica. Eles não aceitam ter que pagar R$ 0,65 pela dose do medicamento, considerando que Uruguai recebeu mais de 1 milhão de doses gratuitas do governo brasileiro.
(ambientebrasil)