FNMA tem 30 milhões para investir em projetos ambientais

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) encarregado de apoiar projetos ambientais em todo o país, investirá este ano R$ 30 milhões em projetos que visem o uso racional dos recursos naturais, e a recuperação da qualidade ambiental em todos os ecossistemas do país.

Segundo a diretora do FNMA, Eliane Fernandes, a missão do Fundo é ser um agente de implementação da Política Nacional do Meio Ambiente. “O FNMA disponibiliza recursos financeiros para instituições realizarem projetos ambientais nas diversas regiões do país”, disse.

Criado em 1989, o FNMA já apoiou cerca de 700 projetos que tratam, entre outros tópicos, de problemas ambientais urbanos como implantação de aterros sanitários, monitoramento da qualidade de recursos e recuperação de áreas, incluindo projetos de conservação de espécies como a ararinha azul, mico-leão, orquídeas.

Nos dois primeiros anos de atividades, os projetos receberam recursos do Tesouro Nacional. Em 1992, o Fundo assinou um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a juros mais baixos que os convencionais, que rendeu um orçamento de 30 milhões de dólares, executados em seis anos. O segundo acordo, no valor de 75 milhões de dólares, foi assinado em 1999 e deverá vigorar até 2003.(InforMMA)