PNF assina Termo de Cooperação com o Maranhão

Formar e capacitar técnicos para elaborarem um diagnóstico do setor florestal no estado do Maranhão é o objetivo do Termo de Cooperação assinado entre o PNF – Programa Nacional de Florestas do MMA – Ministério do Meio Ambiente e a Gerência de Qualidade de Vida do governo daquele estado.

Este é o primeiro de uma série de acordos que serão assinados com os estados interessados em gerenciar de forma ambientalmente correta sua base florestal.

O acordo entre o MMA e o governo do Maranhão vai fortalecer as instituições governamentais do estado que atuam na área florestal. Uma das primeiras estratégias é capacitar uma equipe técnica que possa elaborar um diagnóstico florestal do estado.

O diagnóstico será feito a partir de levantamentos básicos como mapeamento da vegetação nativa, inventário florestal, estudo-sócio econômico do setor florestal e identificação do fluxo e consumo dos recursos florestais.

O Diagnóstico Florestal permitirá ao estado desenhar, com bases nas suas reais necessidades, o Programa de Desenvolvimento Florestal do Maranhão, seguindo as diretrizes básicas PNF. Com um programa florestal estadual, o Maranhão poderá ordenar de maneira estratégica o seu setor florestal.

Para capacitar os técnicos do Maranhão, o MMA conta com a Unidade de Apoio/FAO/MMA ao PNF no Nordeste, com sedes no Crato e em Natal. Esta Unidade é constituída por técnicos com experiência para apoiar a elaboração e execução de programas estaduais florestais, a partir dos princípios do PNF.
(InforMMA)