Programa apresenta técnicas de correção de acidez de solos

Correção da acidez de solos em Sistema Plantio Direto, é o tema do programa Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que vai ao ar das 9h às 10h da manhã, nesta sexta-feira.

A Correção da acidez de solo é conhecida como calagem e a forma tradional consiste em incorporar ao solo uma certa quantidade de calcário para elevar o pH. Esse procedimento envolve a utilização de aração e gradagem.

Com o surgimento e adoção por parte de muitos agricultores do Sistema Plantio Direto, caracterizado pela semeadura feita sobre os resíduos da cultura anterior, a mobilização do solo passou a ser feita somente nas linhas de semeadura.

A prática apresenta benefícios, como grande redução da erosão hídrica e aumento da matéria orgânica dos solos. Mas os solos sofrem natural e continuamente o processo de reacidificação, o que torna necessárias as aplicações periódicas de corretivos da acidez.

A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) vem estudando, há oito anos, métodos alternativos à calagem convencional, com a aplicação do calcário na superfície dos solos, sem as operações de aração e de gradagem.

No Dia de Campo na TV, os produtores conhecerão os detalhes da técnica. O programa é transmitido de Brasília para todo o País via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto.

As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada
são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas durante o programa pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br.Jornalista: Rafael Faria
Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia
Fone: (61) 448-4278
E-mail: rafael@spi.embrapa.br