INMET disponibiliza On Line previsão para 24 horas em 91 municípios brasileiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está disponibilizando na Internet a previsão do tempo diária para 24 horas em 91 municípios brasileiros, que pode ser acessada no endereço eletrônico: www.inmet.gov.br.

O produto, inédito entre os órgãos públicos da meteorologia, é gerado pelo Centro de Computação de Alto Desempenho (CCMAD), inaugurado em março último pelo Instituto e considerado o maior centro de supercomputação meteorológica operacional da América Latina.

Com apoio de dois potentes supercomputadores, a previsão do tempo é elaborada a partir do Modelo Brasileiro de Alta Resolução (MBAR), software encarregado do processamento de dados meteorológicos numa grade de resolução de 25 km, a mais alta do continente, que permite a análise das condições do tempo em áreas cada vez menores.

Segundo o diretor do INMET, Augusto César Vaz de Athayde, “hoje está disponível na Internet a previsão do tempo para os primeiros municípios. Os técnicos do CCMAD estão trabalhando para aumentar gradualmente o número de municípios nos próximos meses”. Através da previsão do tempo por municípios, fornecida pelo INMET, os produtores rurais poderão saber as condições do tempo em suas propriedades, podendo planejar o dia de trabalho no campo.

Segundo Athayde, “também o comércio, indústria, turismo e demais segmentos da sociedade poderão beneficiar-se das informações veiculadas pelo INMET”. O organismo mantém uma rede de 450 estações meteorológicas de superfície, que são gerenciadas por 10 distritos regionais.(Ministério da Agricultura e do Abastecimento)