Petrobras espera término de limpeza da área atingida por vazamento, neste sábado.

Conforme informações constantes em nota divulgada para imprensa, a Petrobras estima finalizar neste sábado a limpeza da área atingida pelo vazamento de óleo em Barueri-SP.

Segundo a Estatal, na tarde de quinta-feira foi concluído o reparo do trecho acidentado do oleoduto. E uma comissão está encarregada de investigar as  causas do acidente. A comissão deverá apresentar o resultado dentro de dez dias. Há indícios de que a ruptura tenha sido provocada por uma falha localizada de revestimento no duto.

A Petrobras declarou que cálculos realizados por consultoria técnica especializada indicam que o volume de óleo combustível vazado foi de cerca de 200 mil litros, volume superior ao estimado inicialmente por outras  instituições. 

De acordo com os consultores o óleo é do tipo RAT (resíduo  atmosférico), destinado a reprocessamento e no momento do acidente estava sendo transportado de Barueri para a Refinaria de Paulínia.

A  Petrobrás, afirma ter disponibilizado cerca de 700 profissionais, entre pessoal próprio e contratado, atuantes em várias frentes de trabalho, desde a limpeza de terrenos, casas, retirada de óleo do córrego Três Irmãos. Barreiras de contenção permanecem preventivamente próximas ao rio Tietê.

A Petrobrás se compromete, na nota, a prestar toda a assistência necessária aos moradores do Condomínio Tamboré I, atingido pelo vazamento.(ambientebrasil)