Decreto presidencial cria novas flonas na região Norte

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente estão sendo criadas por decreto presidencial duas Florestas Nacionais e uma anexação, na região Norte, para proteger a maior biodiversidade do planeta: a Floresta Amazônica.

No Acre será criada a Flona Santa Rosa do Purus, e anexados 21.600 ha à Flona de Macauã; e no Pará ficará a Flona de Acará-Mirim, totalizando 15.525.261,50ha protegidos a nível nacional por 51 Florestas Nacionais.

Acará-mirim, no Pará, com uma área de 33.639 ha repassada ao Ibama pelo INSS, é a nova Flona do município de Tailândia, no sudoeste do Pará. O Estado agora tem 11 Florestas Nacionais. O Pará só é superado pelo Amazonas em quantidade e extensão de florestas protegidas. A vegetação predominante é de floresta tropical, com árvores ultrapassando os 50 metros.

A flona Santa Rosa do Purus/AC, localizada no Alto Purus, fronteira com o Peru é a segunda Flona do Acre com 230 ha. A Macauã, com 773 ha da Flona localizada no município de Sena Madureira, no Acre – nas proximidades da fronteira com o Peru, foram anexados 21 ha.

As novas áreas de floresta protegidas no Acre foram cedidas ao Ibama pelo Incra. A vegetação é típica de floresta fluvial tropical virgem onde predominam orquídeas e bromélias às margens do rio Macauã.
(Ibama)