Ibama fará “megaoperação” contra crimes ambientais na Amazônia

O Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis acionará neste mês 1,5 mil homens em uma megaoperação contra os crimes ambientais na Floresta Amazônica. O chefe do Departamento de Fiscalização da Amazônia, José Leland Barroso, disse em entrevista à Rádio Nacional AM que o objetivo é reduzir os níveis de desmatamento na região.

Além do Ibama, os governos estaduais dos estados da região Norte, o Exército e as polícias Federal, Rodoviária e Florestal participarão da operação. Barroso informou que a parceria evitou um desmatamento que seria de 3,5 mil hectares no município paraense de Redenção.

“O importante é que estamos agindo no início ou antes das infrações ambientais serem cometidas. Estamos mostrando aos infratores que quem desrespeitar a lei será punido”, enfatizou o chefe de Fiscalização.

Ele disse também que o desmatamento em áreas próximas aos rios que compõem a Bacia Amazônica precisa ser evitado para não prejudicar a economia local e o potencial hídrico da região, importante auxílio no fornecimento de energia para outros estados.
(Agência Brasil)