Programa mostra como aumentar a produtividade da erva-mate

O Dia de Campo na TV que vai ao ar em 22 de junho, nesta sexta-feira, das 9h às 10h da manhã, vai tratar do aumento da produtividade e da qualidade no cultivo da erva-mate. O programa é produzido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O cultivo de erva-mate é a principal alternativa econômica de muitos municípios e uma fonte de emprego e renda no meio rural. É produzida em mais de 180 mil estabelecimentos rurais, gera 700 mil empregos diretos e uma renda de mais de R$ 150 milhões anuais.

A área plantada no Brasil cresceu bastante nos últimos anos e, em função da pesquisa, também cresceu a sua produtividade. Atualmente, o desafio da pesquisa refere-se à melhoria continuada da qualidade da matéria-prima por meio da modernização de seu sistema de produção e diminuição do custo de produção. Desta forma, a médio prazo, o produto brasileiro deverá ganhar o mercado internacional.

No próximo Dia de Campo na TV, o telespectador vai conhecer mais sobre esta cultura. O programa vai mostrar como fazer mudas, plantar e manejar o erval. Serão ainda abordados assuntos como poda, adubação e sombreamento.

O programa é transmitido de Brasília para todo o País via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. Também é exibido pelo Canal Rural (NET e Sky).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br.
(Embrapa)