Inpe oferece imagens do satélite CBERS gratuitamente

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece gratuitamente a universidades e instituições de pesquisa imagens do satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto, CBERS-1.

Em órbita há dois anos, o ele gera imagens da Terra diariamente. São 70 instituições beneficiadas com a iniciativa, entre elas USP, UFRJ, Unicamp, UFRGS, UFPR, UFSC, IPT, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Unesp e outras. Resultados obtidos dos estudos dessas instituições baseados nas imagens do CBERS serão apresentados num encontro que o Inpe realiza em outubro, em São José dos Campos.

O satélite tem três tipos de câmera – a CCD, a IRMSS e a WFI -, cada uma com um tipo de resolução e com diferentes capacidades de varredura da superfície terrestre. A WFI deixou de operar em 2000, mas seu acervo de imagens ainda é empregado como suporte para diversos estudos. Um deles é o de cartografia temática, usado para elaboração da Carta Imagem Rio de Janeiro e outro o de Banco de Dados Agrícolas do Estado de São Paulo.

As instituições interessadas devem fazer contato com a secretaria do projeto CBERS pelos telefones (12) 345.6420 ou 6470 ou 6467(Agência Brasil)