PROJETO POMAR CHEGA AO MUNICÍPIO DE COTIA

Cotia (SP) é o mais novo município a aderir ao Projeto Pomar, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o apoio do Jornal da Tarde, para a recuperação e revegetação de áreas degradadas ao longo de rios urbanos. Depois de promover o ajardinamento de uma área ao longo de 28 quilômetros nas margens do Rio Pinheiros, na Capital, o projeto foi implementando em diversos municípios do Estado de São Paulo.

Em Cotia, a Secretaria do Meio Ambiente assinou na última quarta-feira, dia 20, um convênio com a prefeitura local, oferecendo assistência técnica e orientação para a implantação do Projeto Pomar. A solenidade, realizada em uma área de 8.200 metros quadrados, onde antes se encontrava um depósito de veículos apreendidos, marcou a criação do Parque do Lago Curupira onde foram plantadas as primeiras mudas de árvores.

O projeto, além da preocupação com a recuperação do meio ambiente, envolve o setor econômico, oferecendo a oportunidade de incremento do balanço social das empresas, e promove a geração de empregos.

De acordo com o projeto desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, a área de 8.200 m2, às margens do Rio Cotia, onde será implantado o Parque do Lago Curupira, será recuperada com o plantio de mudas de espécies arbustivas e arbóreas nativas. Com essa finalidade, os órgãos vinculados à secretaria realizarão o diagnóstico das condições do solo, análise das águas do lago e seleção das espécies mais indicadas para o plantio.

O apoio oferecido inclui, ainda, projetos para a implantação de um viveiro de mudas e de um viveiro de espera, estação de produção de compostos orgânicos utilizando resíduos domésticos e industriais e estação de tratamento de água para irrigação. O convênio prevê, ainda, a implantação do Núcleo de Educação Ambiental para a realização de atividades envolvendo alunos das escolas da região.

A Prefeitura de Cotia, além de disponibilizar as áreas, cuidará do recrutamento de mão-de-obra, especialmente junto às Frentes de Trabalho, emprestando um caráter social ao projeto, oferecendo a oportunidade de renda, qualificação profissional e integração a trabalhadores desempregados. Numa segunda fase, o Projeto Pomar deverá se estender também às margens da Rodovia Raposo Tavares, junto ao Trevo Rodoviário Emílio Guerra, no km 32,5.

A Secretaria do Meio Ambiente oferece também apoio institucional, com a finalidade de sensibilizar o setor empresarial para garantir recursos por meio de patrocínios para a implantação e manutenção dos jardins.
(ambientebrasil, com informações do Governo de São Paulo)