ALUNOS DO CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVALI EMBARCAM NOVAMENTE NO NAVIO SIRIUS

Nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, o Navio Hidrográfico Sirius, da Marinha do Brasil, zarpa para a terceira viagem pela costa sul brasileira fazendo levantamentos batimétricos e oceanográficos com o objetivo de atualizar as cartas náuticas brasileiras. A bordo estará uma tripulação composta por cerca de cem pessoas, entre marinheiros sub-oficiais e oficiais hidrógrafos e oceanógrafos da Marinha, além de oito estudantes do curso de Oceanografia da Univali.

A parceria entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), responsável por todos os navios oceanográficos e hidrográficos da Marinha do Brasil, e a Univali, através do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), vem de longa data.

“Nossa parceria existe desde 1995, quando o atual diretor da DHN, Almirante Julio Soares de Moura Neto, então secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, não poupou esforços para a realização do primeiro Simpósio Brasileiro sobre Direito do Mar, realizado na época em Balneário Camboriú com a organização da Univali”, revela o diretor do CTTMar, professor Fernando Luiz Diehl.

Esta será a terceira “pernada” do Sirius no litoral sul brasileiro, retornando no próximo dia 22 de novembro. O Navio vem realizando o levantamento batimétrico da plataforma continental brasileira, desde a costa até 350 milhas náuticas.

O início dessa atividade aconteceu no litoral catarinense em direção ao Rio Grande do Sul e atualmente realiza o levantamento no litoral exatamente em frente à cidade de Torres.

Além do levantamento batimétrico (hidrográfico), o Sirius coleta informações oceanográficas de interesse da Marinha do Brasil, e é nessa atividade que os alunos do curso de Oceanografia da Univali se envolvem, em turnos que giram 24 horas por dia de trabalho.

“Os alunos da Univali, sejam homens ou mulheres, trazem a bordo um clima importante de trabalho e descontração para a nossa tripulação”, afirma o Capitão de Fragata Luiz Gonzaga Campos. Um bom exemplo dessa convivência harmoniosa entre tripulação e acadêmicos pôde ser comprovada num coquetel realizado na última sexta-feira, onde um dos acadêmicos do curso exibia com orgulho um uniforme recebido da tripulação.

O embarque de acadêmicos do curso de Oceanografia da Univali no Navio Oceanográfico Sirius cumpre às exigências da grade curricular do curso referentes ao cumprimento das horas de embarque. “Trata-se de uma experiência importante para os estudantes, que puderam vivenciar a rotina de trabalho de um navio de pesquisa oceanográfica”, afirma Diehl.

Após o retorno dos oito estudantes no dia 22 de novembro, no dia 28 outros acadêmicos irão embarcar para a quarta “pernada”, que será encerrada no dia 9 de dezembro, com desembarque previsto no porto de Santos, litoral de São Paulo.

Durante um coquetel de confraternização realizado na última sexta-feira a bordo, a tripulação do Sirius doou uma foto do Navio à direção do CTTMar e oficializou um convite voltado aos pesquisadores e acadêmicos do curso de Oceanografia da Univali para o embarque em todas as saídas programadas pelo Sirius nos próximos meses.

“O Almirante convidou oficialmente o CTTMar e os pesquisadores do curso de Oceanografia a participarem destes próximos cruzeiros, oferecendo o navio para a coleta de informações oceanográficas de interesse científico, atividades estas que serão associadas ao real objetivo do Sirius, que é a realização de levantamentos batimétricos atualizados do litoral sul brasileiro”, destaca Fernando Diehl.

Mais informações sobre o embarque dos estudantes com a coordenadora do curso de Oceanografia da Univali, professora Maria Inês Freitas dos Santos, pelo telefone (47) 341-7725 ou pelo e-mail oceanografia@cttmar.univali.br. Sobre o navio Sirius, as informações podem ser obtidas com o Comandante Costa, da Capitania dos Portos de Itajaí, pelo telefone (47) 9118-7368.
(Fonte: CTTMAR/Univali)