ENCONTRADOS FILHOTES DE LONTRA NO VALE DO MAQUINÉ/RS

A Sema – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, através da direção da Reserva Biológica da Serra Geral, encaminhou ao CECLIMAR – Centro de Estudos Liminológicos e Marinhos, no Imbé, que remeteu ao Ibama de Porto Alegre (RS), dois filhotes de lontra, encontrados no Vale do Maquiné. Os mamíferos, que figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção, têm aproximadamente uma semana de vida e foram entregues por populares ao diretor da Reserva, Marco Perotto. Segundo ele, a lontra mãe provavelmente tenha sido abatida em caça.

Os filhotes estão se alimentando bem e quando atingirem seis meses deverão ser entregues a algum criadouro registrado no Ibama. As lontras não poderão ser reintroduzidas no seu habitat, já que perderão o instinto natural de defesa e caça pela criação em cativeiro desde recém-nascidos.

Conforme Perotto, o interesse de caçadores pela pele da lontra levou a espécie ao risco de extinção, mas às margens do Rio Maquiné, em áreas de boa qualidade ambiental, ainda é registrada a ocorrência do animal.
(Fonte: Ascom Gov. do Rio Grande do Sul)