CAXAMBU/MG SEDIA SIMPÓSIO SOBRE ÁGUAS MINERAIS

Caxambu, uma das principais estâncias hidrominerais do Sul de Minas, recebe, nesta quinta-feira, dia 28, especialistas de diferentes áreas para discutir os principais problemas e desafios das águas minerais no Brasil, sexta maior produtor mundial. Eles vão participar do II Simpósio de Águas Minerais, realizado pelas regionais mineiras das Associações Brasileiras de Águas Subterrâneas (Abas-MG) e de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MG). O evento se encerra dia 30, com uma visita ao Parque das Águas de Caxambu.

O simpósio será aberto às 20 horas pelo diretor de Fiscalização Mineral Nacional do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, Sérgio Dâmaso, que fará palestra sobre “Panorama das Águas Minerais em Minas Gerais e no Brasil”. Em seguida, Marcelo Arruda Nassif, da Comig – Companhia Mineradora de Minas Gerais falará sobre “Importância Socioeconômica e Turística das Águas Minerais”.

O dia seguinte, sexta-feira, também será dedicado aos debates. No programa os seguintes temas: “Gênese das águas minerais: aspectos hidroquímicos”, “Classificação das águas minerais: uma avaliação comparativa do sistema nacional e de outros países”; “Técnicas de desmineralização”; “Modelos hidrogeológicos para as águas minerais”; “Vulnerabilidade das fontes de água mineral: aspectos qualitativos e quantitativos”; “Caracterização isotópica das fontes do Circuito das Águas Minerais”; Os aspectos mercadológicos das águas minerais”; “O contexto jurídico/institucional da explotação e conservação das águas minerais” e “As atribuições institucionais dos órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente”.

Ao final do simpósio, as propostas de consenso serão colocadas na Carta de Caxambu, documento que será enviado para prefeituras, órgãos de governo, Câmaras Municipais, organizações não-governamentais, comitês de bacias e Conselhos de Desenvolvimento de Meio Ambiente (Codemas). Interessados em participar do Simpósio podem se inscrever pelo telefone (31) 3212-5915/ 3273-1131 ou no site www.abes-mg.org.br
(Fonte: Lynce Comunicação)