IBAMA LANÇA SISTEMA TOTALMENTE INFORMATIZADO PARA PRESERVAR AS FLORESTAS

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, e o presidente do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rômulo Mello, lançam nesta terça-feira (26), às 15h, o Sisprof – Sistema Integrado de Monitoramento e Controle dos Recursos e Produtos Florestais – o mais moderno e eficiente modelo eletrônico para fiscalizar e manter a integridade das florestas.

O sistema utilizará a mais moderna tecnologia – satélites e informática – para monitorar, em tempo real, o fluxo dos produtos e dos subprodutos florestais (exploração, transporte, e comércio) dentro e fora do país, e impedir infrações no setor. Através do geoprocessamento e de um banco de dados, com o cadastro das propriedades rurais, o Sisprof monitorará preventivamente todas as fases dos projetos em execução no setor florestal, a tempo de barrar e corrigir as irregularidades.

O Sisprof substituirá as ATPFs – Autorizações para Transporte de Produtos Florestais, emitidas manualmente, pelo inédito e informatizado Selo de Origem Florestal, praticamente imune a fraudes. São prioridades do Sisprof: incentivar o manejo florestal e o uso de outras práticas sustentáveis em detrimento de práticas predatórias; reduzir os desmatamentos ilegais; monitorar as áreas de preservação permanente e as de reserva legal nas propriedades rurais; e, impedir o comércio ilegal de madeiras. O lançamento será no auditório do Ibama, onde os computadores do Sisprof estarão operando especialmente para mostrar à imprensa o funcionamento do sistema.
(Ibama)