FUNASA FAZ TERCEIRA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DA DENGUE

A Funasa – Fundação Nacional de Saúde inicia na sexta-feira, dia 29, a terceira rodada de avaliação do processo de implementação das ações propostas no PNCD – Programa Nacional de Controle da Dengue, nas cinco regiões do país. A agenda de avaliação regional é a seguinte: dia 29/11, região Sudeste, em São Paulo (SP); 3 e 4/12, região Nordeste, em João Pessoa (PB); 6/12, região Sul, em Foz do Iguaçu (PR); 10/12, Região Centro-Oeste, em Cuiabá (MT); e no dia 12/12, região Norte, em Manaus (AM).

Participarão dessas avaliações secretários estaduais e municipais de saúde, presidentes dos Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde, coordenadores regionais da Funasa e dos Programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. Um representante de cada estado informará sobre a implementação das ações previstas no PNCD e sobre experiências inovadoras na implantação do programa.

Entre as diversas ações do programa já cumpridas, está a capacitação de um grupo de médicos como multiplicadores para repassar conhecimento aos demais, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce da doença, a capacitação de 6,3 mil supervisores de ações de campo e de 54 profissionais da área de educação, informação e comunicação social (IEC) das secretarias estaduais de Saúde de todo o país. Outros 54 servidores das secretarias estaduais de Saúde, que atuam como agentes de saneamento ambiental, também foram capacitados.
(Agência Brasil)