SAI DIA 12 DE DEZEMBRO A LISTA DAS ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis encerram o ano de 2002 tendo realizado uma das mais importantes tarefas na área da conservação de fauna silvestre no Brasil. Dia 12 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), será anunciada a nova versão da Lista das Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção. O anúncio será feito às 11 horas no Hotel Ouro Minas.

A Fundação Biodiversitas é a responsável técnica pelo trabalho de elaboração da lista. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Zoologia, o Conservation International do Brasil e a ONG Terra Brasilis.

A lista atualizará as informações em relação à lista anterior, publicada há 13 anos. Os dados da lista servirão, principalmente, para orientar a política de conservação de fauna selvagem no país. Além disso, a lista será um tipo de diagnóstico bastante preciso sobre a situação das espécies brasileiras.

A inclusão de peixes e de espécies recém descobertas na composição do documento e a adoção de uma nova metodologia de aferição da situação na natureza, bem como o estabelecimento de critérios de classificação mais específicos farão aumentar o número de espécies em relação à lista anterior, elaborada há 13 anos.

Outras espécies, cuja a situação de ameaça tenha se revertido nos últimos anos, deverão sair da lista. Todavia, o que mais importa é o estabelecimento de uma nova e mais sofisticada forma de aferição da situação da fauna silvestre brasileira e o conhecimento que passaremos a ter com os novos dados. A imagem que melhor representa essa situação é a de que a nova metodologia forneceu aos pesquisadores uma “lente” mais potente e mais ampla para olhar a realidade.
(Fonte: Ibama)