IBSEN DE GUSMÃO CÂMARA É HOMENAGEADO EM BRASÍLIA

O Ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, homenageou nesta terça-feira, 3/12, o almirante Ibsen de Gusmão Câmara, oficial da reserva da Marinha e um dos pioneiros na defesa da causa das baleias no Brasil. A solenidade foi durante a reunião do Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos- GTEMA, em Brasília (DF). Durante a homenagem, o ministro lembrou que o crescimento da consciência crítica em relação às baleias no Brasil deve-se em grande medida ao trabalho e á dedicação do almirante Ibsen Gusmão.

Desde que surgiu, em 1984, o GTEMA é coordenado pelo almirante Ibsen. Formado por especialistas de várias instituições brasileiras, o grupo atua como órgão consultivo oficial do Ibama para assuntos relacionados aos mamíferos aquáticos.

Entre as atribuições do GTEMA estão a elaboração e o monitoramento da implantação do Plano de Ação dos Mamíferos Aquáticos, a identificação e a sugestão de soluções para os principais problemas que atingem os mamíferos aquáticos e a assessoria na formulação de leis específicas para a proteção e conservação dos mamíferos aquáticos. Os membros do GTEMA também representam o Brasil nos fóruns internacionais relacionados ao tema.

Entre as principais realizações do grupo nos últimos anos estão a publicação da nova versão do Plano de Ação dos Mamíferos Aquáticos do Brasil, a criação da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos no Nordeste e a elaboração das portarias que regulamentam a manutenção dos mamíferos aquáticos em cativeiro e o turismo de observação de baleias. O GTEMA também participa da elaboração da nova lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas.
(Fonte: IBAMA)