SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MS LANÇA DICIONÁRIO INDÍGENA

O Pequeno Dicionário da Língua Guató e o livro “Educação Escolar Indígena em Mato Grosso do Sul: algumas reflexões”, do professor Paulo Eduardo Cabral serão lançados nesta quarta-feira (4), pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul. Os lançamentos simultâneos acontecerão a partir das 19h30, na União da Associação Educacional Sul- mato-grossense.

O dicionário Guató é resultado de pesquisa de oito anos da própria comunidade no município de Corumbá. São 300 exemplares que vão ser destinados para a própria comunidade como meio de preservar a sua cultura e língua. A outra obra é do professor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, técnico da equipe de educação indígena da Secretaria de Estado de Educação, Paulo Eduardo Cabral.

Com previsão de 2,5 mil exemplares, o caderno tem a finalidade de oferecer subsídios para quem se ocupa e se preocupa com a educação escolar indígena, explica Cabral. O lançamento das duas obras dá continuidade à política de resgate da cultura indígena de Mato Grosso do Sul implementada pela secretária de Estado de Educação, professora Elza Aparecida Jorge.
(Agência Brasil)