ANEEL AUTORIZA IMPLANTAÇÃO DE USINAS EÓLICAS EM SC E CEARÁ

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou ainda a construção de duas novas usinas eólicas nos estados do Ceará e Santa Catarina. A Ventos Energia e Tecnologia Ltda irá implantar o parque eólico Canoa Quebrada, de 78 megawatts (MW) de potência instalada. O empreendimento será construído no município de Aracati (CE) e beneficiará cerca de 312 mil habitantes. O investimento previsto para a obra é da ordem de R$ 195 milhões e a usina deverá entrar em operação até junho de 2004.

A empresa Parque Eólico de Santa Catarina será responsável pela construção da usina Eólico de Água Doce, no município de mesmo nome, em Santa Catarina. Com 9 MW de capacidade instalada, a usina vai beneficiar 36 mil habitantes a partir de dezembro de 2003, data prevista para o início de sua operação. O investimento previsto é de R$ 22,5 milhões.

Os novos empreendimentos, que utilizam o vento como fonte para geração de energia, somam-se a outros 36 autorizados este ano pela Aneel. Ao todo, as 38 eólicas acrescentarão 2,4 mil MW ao sistema elétrico brasileiro até 2007.

Atualmente, nove eólicas estão em funcionamento no País nos estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Juntas, elas geram 22 MW, o que representa 0,03% da capacidade de geração do Brasil, hoje em torno de 80,8 mil MW.

Com as autorizações concedidas, a Aneel reforça o incentivo para geração de energia com a utilização de fontes alternativas. Além de serem renováveis, essas fontes garantem a produção da chamada “energia limpa”, de baixo impacto ambiental. As empresas atuarão como produtores independentes de energia, podendo comercializar livremente a energia gerada pelo empreendimento.
(Fonte: Aneel)