JAPAN BANK FINANCIARÁ PROJETOS DE SANEAMENTO NO PROGRAMA PANTANAL

O financiamento do Japan Bank for International Cooperation (JBIC) para o Programa Pantanal será destinado a projetos de esgoto sanitário e resíduos sólidos. A quarta missão do banco definiu sua participação na composição da contrapartida nacional, pendente desde a assinatura do contrato entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo federal.

No início das negociações, o JBIC financiaria todo o componente de saneamento do programa mais a Estrada Parque, que abrangeria 15 municípios. Com as mudanças, os municípios contemplados passam a ser 22.

A negociação sobre a forma de contrato, juros e valores do acordo de empréstimo está a cargo da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A parte que cabia a Mato Grosso do Sul já foi cumprida”, disse o presidente do Instituto de Meio Ambiente Pantanal, Nereu Fontes.

A partir de 2003, a previsão é de que o programa receba cerca de 8 milhões de Euros, destinados aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.(Agência Brasil)