GOVERNO DO RIO ASSINA PROTOCOLO PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, e o prefeito de Paraíba do Sul, Rogério Onofre, assinaram nesta quarta-feira (15), na Câmara dos Vereadores deste município, o protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto biodiesel. Em um ano, o Estado do Rio de Janeiro estará produzindo em larga escala o biodiesel, um combustível extraído a partir do óleo de origem vegetal ou animal e que poderá substituir o óleo diesel convencional, derivado do petróleo.

Com esta iniciativa, o estado do Rio de Janeiro será o pioneiro na utilização de biodiesel no Brasil. O município de Paraíba do Sul irá ceder uma área de mil hectares para o plantio de mamonas, de onde será extraído o óleo para fabricação do biodiesel.

Além de ser uma energia renovável, o biodiesel apresenta a perspectiva de redução da dependência energética do país e a saída de divisas pela poupança feita na importação do petróleo bruto. Atualmente o Brasil importa 10 bilhões de litros de óleo diesel por ano, o correspondente a 30% do consumo nacional.
(Com informações da Ascom Gov. do RJ)