OFICINAS DO PROJETO GOLFINHO/SC REINICIAM NA SEGUNDA-FEIRA

Interessados em participar da segunda turma do Projeto Golfinho, uma iniciativa do CTTMar – Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali – Universidade do Vale do Itajaí e da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, com sede em Itajaí (SC), devem se inscrever nos postos de salva-vidas das praias de Itapoá, Enseada – litoral norte de Santa Catarina -, Barra Velha, Itajuba, Piçarras, Penha, Gravatá, Navegantes, Cabeçudas, Brava, Balneário Camboriú, Itapema – litoral centro-norte – e Guarda do Embaú – litoral sul do Estado. A segunda etapa do projeto começa nesta segunda-feira, dia 20, com mais uma rodada de oficinas.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Itajaí, Onir Mocelim, a primeira rodada de oficinas, realizada entre os dias 06 e 10 deste mês, atendeu as expectativas do projeto. “Nas primeiras turmas tivemos mais de 280 crianças inscritas, muitas delas realizando o projeto pela segunda vez”, disse o capitão.

O projeto está em seu quinto ano de execução buscando orientar crianças de sete a 13 anos sobre os riscos de acidentes do banho de mar, educação ambiental e primeiros socorros. As atividades se constituem, basicamente, de mini-oficinas dinâmicas, realizadas no período de uma semana ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, com uma carga horária total de 12 horas. Durante as aulas, os alunos recebem noções de segurança nas praias, primeiros socorros e educação ambiental, através de materiais didático-pedagógicos fornecidos por instrutores capacitados por técnicos do CTTMar e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Fabrício Estevo da Silva, nas quatro edições consecutivas realizadas até o momento, foram desenvolvidas quase 100 turmas de oficinas em 14 praias de 11 municípios do litoral catarinense. Quase três mil jovens e crianças já foram atendidos pelo projeto nestes quatro anos de atividade. (CTTMAR-Univali)