FEPAM AVALIA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS GAÚCHAS

As coletas de água feitas pela Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul entre os dias 25 e 27 de janeiro mostram que continuam próprias as condições de banho em 27 pontos do Litoral Norte, incluindo a Praia Grande, em Torres, que durante uma semana ficou inadequada para os banhistas.

Os demais pontos em condições para banho estão localizados nas praias de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Atlântida Sul, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Santo Antônio da Patrulha (Camping da Lagoa dos Barros). O único ponto impróprio para o banho continua sendo a foz do rio Mampituba, em Torres. Essa é a 10ª coleta de amostras realizada pela Fepam no Projeto Balneabilidade 2003 que segue até o dia 8 de março.

No Litoral Médio, a situação também permanece a mesma da semana passada, com o balneário do Cassino, em frente à rua Buenos Aires, em Rio Grande, sem condições adequadas para os banhistas. Todas as demais praias onde a Fepam faz medições estão adequadas para os veranistas.

No Litoral Sul, todas as praias estão próprias para banho, repetindo a situação da semana anterior: Pedro Osório (rio Piratini), Arroio Grande (balneário do Pontal), Santa Vitória do Palmar (balneário do Porto, Praias do Hermenegildo e do Chuí).

Na Bacia Hidrográfica do Guaíba, dos 12 pontos de coleta da Fepam, apenas três estão próprios para o banho: em Rio Pardo (balneário Santa Vitória), Cachoeira do Sul (Praia Nova) e Restinga Seca (balneário das Tunas). Estão proibidas para os banhistas as águas dos balneários Bom Princípio, na cidade de mesmo nome, e do Recanto Verde, em Dois Irmãos; e as praias Carlos Larger, em Candelária; do Encontro, em São Jerônimo; Sans Souci, em Eldorado do Sul; da Alegria e da Florida, em Guaíba; da Picada e Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro. Essa é a mesma situação verificada na amostragem anterior.

Já na Bacia do Rio Uruguai ocorreu alteração nas condições de balneabilidade. Em Alegrete, o Balneário Caverá está próprio para o banho. Em Santiago, no balneário do Distrito de Ernesto Alves, e em Manoel Viana, na Praia Rainha do Sol, a situação está própria para os veranistas aproveitarem as águas. Já em Rosário do Sul, a Praia das Areias Brancas, está imprópria, ao contrário da semana passada. Os demais pontos continuam próprios para o banho: Itaqui (Passo do Silvestre), São Francisco de Assis (Jacaquá), Jaguari (Balneário Fernando Schilling), Mata (Balneário Municipal), Cacequi (Balneário São Simão) e Dom Pedrito (Balneário Real).
(Informações da Fepam/RS)