Exposição de fotos e artesanato comemora Dia do Índio no Maranhão

Uma exposição com fotos e peças de arte indígena do Maranhão comemora o Dia do Índio, nesta segunda-feira (19), em São Luís. A mostra Floresta e Cerrado fica montada até 7 de maio na galeria Casa do Nhozinho, na Praia Grande, com a presença de representantes dos índios Guajajaras e cantores da reserva do Pindaré.

Está programado o lançamento da cartilha “Os índios do Maranhão, o Maranhão dos índios”, pela Associação Carlo Ubbiali. A cartilha aborda aspectos da realidade de vida dos povos indígenas do Maranhão, como língua, atividades econômicas, organização social e política, religião, cultura material e ritos.

Também serão exibidos vídeos sobre as manifestações culturais de alguns povos do Maranhão, seus problemas e desafios, questionando modelos culturais e sociais, e preconceitos da sociedade, e os riscos à existência de cerca de 20 mil índios no Maranhão.

Uma oficina de língua Tentehar (Guajajara, do tronco lingüístico cultural Tupi-Guarani) está sendo coordenada pela professora Alzenira Guajajara, da aldeia Piçarra Preta, da área indígena Pindaré, na Casa de Nhozinho. A exposição Floresta e Cerrado pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 19h. (Agência Brasil)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5