Câmara estréia chat debatendo Biossegurança

A Agência Câmara de Notícias inaugura no dia 16 de fevereiro, às 15 horas, o serviço de bate-papo pela Internet com o relator da comissão especial que discutiu o projeto de lei da Biossegurança, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

Entre outras mudanças na legislação, o projeto, que está pronto para ser votado pelo Plenário, regulamenta a liberação de transgênicos no Brasil. Perondi é médico e tem atuado a favor da liberação do plantio de soja transgênica. Estima-se que, em 2004, até 90% do plantio de soja no Rio Grande do Sul foram de sementes modificadas geneticamente.

De acordo com a Agência Câmara, os leitores poderão participar do chat fazendo perguntas ao deputado, que serão respondidas em tempo real.

Relator defende texto do Senado

Transgênicos, clonagem, embriões humanos e células-tronco são alguns dos temas mais polêmicos da proposta da nova Lei de Biossegurança, que regulará a pesquisa e desses temas. O projeto, de autoria do Executivo, foi discutido e aprovado na Câmara e modificado pelo Senado. Agora, retorna à Câmara para que os deputados analisem as mudanças feitas.

A discussão gira em torno das diferenças entre o texto aprovado pela Câmara em fevereiro de 2004, relatado pelo líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), e o texto revisto pelo Senado, que tem a aprovação do atual relator, Darcísio Perondi. O deputado defende que aquele texto seja aprovado pela Câmara, mantendo-se o acordo feito entre líderes partidários e o Executivo que permitiu sua aprovação no Senado. (Terra.com)