Jogue Limpo recolhe 115 toneladas de lixo em Matinhos e Guaratuba/PR

Uma estimativa de 115 toneladas de lixo coletado foi feita pelo Instituto Ecoplan, entidade paranaense sem fins lucrativos, ao fim do 17º ano do projeto Jogue Limpo, realizado nas praias de Matinhos, Caiobá e Guaratuba.

De 23 de dezembro de 2004 a 13 de fevereiro de 2005, 12 dias a menos que a edição anterior, o trabalho foi realizado por 30 educadoras ambientais que atuaram nessas praias, fazendo a distribuição de saquinhos de lixo produzidos com plástico biodegradável.

As cores dos saquinhos, amarelo e vermelho, permitiram ao veranista fazer a diferenciação entre os resíduos recicláveis e orgânicos. Até o fim do projeto, cerca de 900 mil sacos plásticos foram distribuídos. Além disso, o texto impresso no plástico reforçava a conscientização realizada pelas educadoras. “Este ano, as parcerias com os patrocinadores proporcionaram ao Jogue Limpo um espaço maior na mídia. Atingindo mais pessoas, o investimento em educação ambiental pôde ser mais eficiente”, estima Tércio Padilha, coordenador do projeto.

Em conseqüência disso, 52% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pelo Ecoplan apontaram o aumento da conscientização ambiental como o principal objetivo da campanha. Para 40% deles, a limpeza das praias foi a principal meta. Entre as iniciativas de conscientização, figurou um arrastão de limpeza que ocorreu na Praia de Leste e que reuniu voluntários angariados pelo instituto.

A iniciativa atingiu, no dia 15 de janeiro, cerca de mil banhistas. A gincana ecológica realizada em 29 de janeiro, em parceria com a Companhia de Cimento Itambé, reuniu 250 crianças de 5 a 12 anos, que participaram de brincadeiras educativas.

Os resultados favoráveis obtidos na realização dessas atividades encorajaram o instituto a incrementar essas frentes no próximo ano. “Com o apoio dos patrocinadores, a gincana poderá se repetir em todos os fins de semana”, acredita Padilha.

A pesquisa também apontou um índice de aprovação de 97%, resultado avaliado como vitorioso pelo coordenador do Jogue Limpo. “Conseguimos atingir as pessoas e avaliar como o projeto está sendo visto pelo público. Isso legitima nossa ação no litoral e nossos planos de aumentar a quantidade de praias atingidas e investir mais na educação ambiental para crianças”, afirma. O Jogue Limpo é patrocinado pela VIVO, Cia de Cimento ITAMBÉ e BS Colway e conta ainda com o apoio do Banco Bradesco e promoção da Gazeta do Povo. (Ecoplan)