Futuro do Protocolo de Kyoto é tema de workshop em São Paulo

“Protocolo de Kyoto. E agora?” é o tema do workshop promovido pela AES Tietê, no próximo dia 16 de fevereiro, às 9h30. O debate será em torno do aquecimento global e suas consequências, as questões mais polêmicas do acordo, a participação do Brasil e a importância do Protocolo para o futuro do planeta.

O evento contará com as palestras do Secretário de Estado do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Professor José Goldemberg, que tratará dos esforços e apoio do governo paulista ao protocolo; e do Professor Luiz Gylvan Meira Filho, um dos arquitetos do Protocolo de Kyoto. Em sua palestra, o professor Gylvan falará sobre as perspectivas futuras da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

O tema não poderia ser mais oportuno, já que também no dia 16 de fevereiro, o protocolo de Kyoto – criado em 1997 – passará oficialmente a vigorar, devido a recente adesão da Rússia ao acordo, em novembro de 2004. Para dar início ao protocolo era preciso um número mínimo de adesões de países que representam pelo menos 55% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Exposição – Após o workshop, haverá o lançamento da exposição do projeto “Ilha do Bananal: O Encontro de Ecossistemas e Culturas”, do Instituto Ecológica. O projeto, patrocinado pela AES Tietê, é composto por livro e exposição fotográfica que acontecerá no Brasil, Estados Unidos (Washington) e Itália (Milão). A Ilha do Bananal, situada entre Tocantins e Mato Grosso, apresenta um ecossistema sustentável e projeto de sequestro de Carbono. A exposição teve sua inauguração em Buenos Aires (Argentina), durante a Conferência sobre Mudanças no Clima (COP 10), que aconteceu no final de 2004.

Serviço

Workshop: Protocolo de Kyoto. E agora?

Exposição: Ilha do Bananal: Encontro de Ecossistemas e Culturas

Local: AES Tietê – R. Lourenço Marques, 158 – Auditório – Vl. Olímpia, São Paulo, SP.

Data: 16 de fevereiro de 2005.

Horário: das 9h30 às 11h40.

Mais informações:

FSB Comunicações 55 11 3061-9596