Japão planeja sistema de alerta de tsunamis por celular

O governo japonês anunciou nesta quinta-feira (24) que planeja desenvolver um sistema de alerta de tsunamis, as ondas gigantes causadas por maremotos, que contará com avisos por telefone celular os habitantes das zonas ameaçadas por este tipo de fenômeno.

Um porta-voz do Ministério de Infraestruturas e Transporte do Japão explicou que com este sistema se chegará a grupos de população, como turistas ou pessoas que estão nas praias, alheias aos avisos por rádio e televisão.

Segundo indicaram as fontes, citadas pela agência de notícias Kyodo, este método de alerta permitirá também avisar os motoristas de carro e de trem nas zonas que poderiam ser varridas pelas ondas gigantes.

Os sistemas vigentes atualmente no Japão permitem parar de forma automática os trens em caso de um grande terremoto, mas os motoristas não podem decidir por si mesmos se levarão os veículos para um local mais seguro.

Com o novo plano de alerta, os condutores de trens, ônibus e automóveis poderão receber informação sobre o momento exato em que a zona onde estão receberá o impacto das tsunamis. (Globo.com)