Vacina contra gripe do frango será testada a partir de setembro em seres humanos

Especialistas vietnamitas experimentarão a partir de setembro em seres humanos uma vacina contra a gripe do Frango, informou nesta sexta-feira (4) o cientista Hoang Thuy Nguyen, acrescentando que os resultados da vacina serão conhecidos três meses depois do experimento. Caso os resultados dos testes forem positivos, segundo Nguyen, as vacinas para humanos poderão ser colocadas no mercado no final do ano. Vinte voluntários serão submetidos aos testes.

Nguyen, um dos vinte voluntários que se submeterão à experiência, está confiante de que a vacina contra o H5N1, a versão humana do vírus da febre do frango, “será uma realidade”. Sua confiança está baseada nos testes bem-sucedidos realizados em macacos.

“Os macacos estão em perfeito estado de saúde depois de três semanas de vacinação. Não apresentaram efeitos colaterais e, além disso, desenvolveram anticorpos após serem injetados com o H5N1”, disse o cientista.

Desde dezembro de 2003, a gripe do frango matou 46 pessoas na Ásia, 34 no Vietnã. No entanto, fontes da OMS – Organização Mundial da Saúde disseram aos meios de comunicação locais que “não existem sinais de que a situação no Vietnã esteja piorando”. Ainda assim, a OMS considera que existe uma alta probabilidade de a doença se tornar uma pandemia (epidemia generalizada), se um vírus mutante for capaz de transmitir-se entre humanos. (Estadão Online)