Enfermeiro vietnamita contrai gripe do frango

Um enfermeiro que atendia uma pessoa infectada pela doença conhecida como gripe do frango também contraiu essa doença, confirmaram nesta segunda-feira (7) as autoridades do Vietnã, país no qual desde dezembro de 2004 morreram 14 pessoas dessa epizootia. O enfermeiro, de 26 anos, trabalhava em um centro sanitário de Thai Binh, onde atendia um jovem de 21 anos que tinha sido contagiado com o vírus da gripe aviária.

Pham Van Diu, diretor do Centro de Medicina Preventiva de Thai Binh, disse que o enfermeiro pode ter sido contagiado também durante uma visita a sua “comuna”, onde a epizootia afeta um bom número de animais. Na província de Thai Binh, 110 quilômetros ao sul do Vietnã, foram registrados quatro dos últimos cinco casos de gripe do frango, um deles mortal.

Desde dezembro de 2003, o H5N1, a versão humana do vírus, provocou a morte de 46 pessoas na Ásia, 34 delas no Vietnã, o país mais castigado pela epizootia. No mês passado, Hanói acolheu uma reunião de organismos sanitários internacionais que pediram à comunidade de doadores para aumentar os esforços econômicos para frear a expansão da doença. (Terra.com)