Laboratório de iluminação avaliará redução do consumo de energia no Rio

A Eletrobrás e o Cepel – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica inauguram nesta segunda-feria (4), no Laboratório de Iluminação do Cepel, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o goniofotômetro. O objetivo do aparelho, importado da Alemanha, é tornar mais eficientes os sistemas de iluminação, contribuindo para reduzir o consumo de energia.

O aparelho tem capacidade para avaliar o desempenho de luminárias e lâmpadas de até 50 quilos: mede a intensidade da iluminação e vai mapeando a distribuição de luz nos ambientes, ângulo a ângulo, verificando a eficiência dos sistemas de iluminação pública, industrial, comercial e também residencial.

Segundo o pesquisador Ricardo Ficara, coordenador do Laboratório de Iluminação do Cepel, será dada prioridade ao aumento da eficiência da iluminação pública, que responde por cerca de 3,5% do total de energia consumida no país. O Laboratório fornecerá informações técnicas para a certificação de luminárias, dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. (Alana Gandra / Agência Brasil)