Aparição de espécies estrangeiras assusta Galápagos

Os habitantes do arquipélago equatoriano de Galápagos estão alarmados com a chegada de duas espécies estrangeiras ao hábitat, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O Parque Nacional de Galápagos informa, em comunicado, que moradores ficaram assustados ao descobrir, nas praias de Puerto Baquerizo Moreno, um tipo de iguana verde.

Os guardas do parque capturaram o iguana, que passará aos cuidados do Cimei – Centro de Controle e Manejo de Espécies Introduzidas, que deverá identificar o animal e determinar sua procedência.

“O iguana verde, diferentemente dos iguanas de Galápagos, se reproduzem com facilidade, e sua introdução no arquipélago geraria uma competição por espaço e alimento com os iguanas endêmicos nas ilhas”, de acordo com o texto emitido pelo parque.

As autoridades informam ainda que um morador da Ilha de Santa Cruz entregou uma tartaruga, presumivelmente do gênero Rhinoclemmys, encontrada em um terreno baldio. “Apesar de existir um mecanismo de inspeção e quarentena criado para evitar o ingresso de mais espécies invasoras, continuam-se a registrar achados desta natureza”, lamenta o comunicado do parque. (Efe/ Estadão Online)