Voluntários plantam meio milhão de árvores nas Filipinas

Dois milhões de voluntários plantaram nesta sexta-feira (25) mais de meio milhão de árvores ao longo de 3.439 quilômetros das principais estradas das Filipinas, uma iniciativa que alguns compararam à construção da Grande Muralha da China por sua magnitude.

A presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, presidiu a inauguração da campanha nacional “Estradas filipinas verdes”, que, além do objetivo ecológico, tenta tirar da Índia o recorde mundial de maior número de árvores plantadas simultaneamente, que está registrado no Guinness Book – O Livro dos Recordes.

“Hoje, espalhamos árvores por todo o arquipélago, o maior número de árvores plantadas ao mesmo tempo na história”, declarou a governante filipina. “Provavelmente, entraremos no Guinness Book”, declarou a chefe de Estado.

A marca a ser batida foi estabelecida por um estado da Índia em 25 de setembro de 2005, quando 16.317 pessoas plantaram simultaneamente 300.587 árvores.

O Ministério do Meio ambiente havia planejado para hoje a participação de 2 milhões de indivíduos e o plantio de 516 mil árvores e plantas.

Os analistas de meio ambiente selecionaram acácias, narras, mognos e banabas, todas árvores tropicais que se adaptam muito bem a qualquer ambiente e que têm maiores probabilidades de sobreviver nas proximidades de estradas.

Segundo as autoridades filipinas, 70% da poluição do ar das Filipinas é proveniente de veículos. Os outros 30% são fruto das indústrias e das usinas de energia. (Efe/ Estadão Online)