Estudo mostra recursos marinhos da costa brasileira

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança hoje (4) estudo sobre os recursos marinhos da costa brasileira. O relatório executivo do Revizee (Programa de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva) será apresentado em cerimônia no Espaço Cultural da Marinha, no Rio. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa da solenidade.

Segundo o MMA, o Revizee mostra o resultado de dez anos de pesquisas oceanográficas feitas numa área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados, em 8,5 mil quilômetros de litoral do país. Participaram do estudo cerca de 300 pesquisadores ligados a universidades e entidades de pesquisa.

A cerimônia desta segunda-feira marca o encerramento do Revizee. Ele será substituído pelo Revimar (Programa de Avaliação do Potencial Sustentável e Monitoramento dos Recursos Vivos Marinhos na Zona Econômica Exclusiva), que terá a coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O novo programa deverá gerar informações de forma contínua, com base no monitoramento da pesca, sobre os principais estoques em toda a costa brasileira e permitir a aplicação das informações obtidas pelo Revizee.
(Fonte: Agência Brasil)