Dia do Cerrado é comemorado com lançamento de selos em Goiás

No dia 11 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Cerrado, data escolhida em homenagem ao ambientalista Ary José de Oliveira, o Ary Pára-Raios, que transformou em arte mambembe a cultura desse bioma. A Superintendência do Ibama em Goiás promoverá, em comemoração ao dia, a Semana do Cerrado, com uma série de eventos e atividades.

No terceiro dia do evento – quarta (13) -, o presidente do Ibama, Marcus Barros, participará de cerimônia de lançamento de novos selos dos Correios em homenagem ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ao Parque Nacional das Emas, ambos localizados em Goiás. O lançamento ocorrerá no Parque Areião, às 10 horas, e contará com a presença de diversas autoridades. Na oportunidade, serão apresentadas as ações do Ibama para proteção do Cerrado no Estado.

De 11 a 15 de setembro, o espaço do Ibama/GO abrigará exposição de trabalhos de diversos artistas ligados à temática ambiental, além de publicações recentes. Na segunda (11), a partir das 14h30, o Ibama, em parceria com a UFG e UCG, oferecerá palestras e debates sobre a situação do Cerrado Goiano e as perspectivas de futuro. O dia será encerrado com apresentações culturais de alunos do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela, além de confraternização.

Durante a Semana do Cerrado serão oferecidas oficinas para jovens, adultos e crianças que queiram conhecer a arte da filatelia – de colecionar selos. Além disso, os selos lançados serão mostrados e vendidos no estande dos Correios montado na superintendência. A mobilização visa conscientizar a sociedade sobre a importância do conhecimento e respeito à natureza e, em especial, ao Bioma Cerrado. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.ibama.gov.br/go. (Helen Ribeiro/ Ibama)