Guardanapo biodegradável pode detectar contaminação

Detectar bactérias, vírus e outras substâncias perigosas logo poderá ser tão simples quanto passar um guardanapo ou lenço de papel sobre uma mesa, de acordo com pesquisadores da Universidade Cornell (EUA). O novo lenço absorvente, contendo nanofibras dotadas de anticorpos para diversas ameaças biológicas, poderia ser usado por qualquer um para descobrir, rapidamente, contaminantes em indústrias de alimentos, navios, aviões e outras áreas.

Os materiais para esse novo processo estão em fase de testes, e foram descritos na reunião da Sociedade Americana de Química.

“É bem barato, não exige um funcionário altamente treinado e pode ser ativado por qualquer coisa que você queira encontrar”, disse a pesquisadora Margaret Frey. “Numa fábrica de alimentos, por exemplo, seria possível passar o papel nos hamburgers e detectar a bactéria E. coli“.

Nos experimentos realizados até agora, Fey e colegas criaram fibras com 100 nanômetros, muito mais finas que um fio de cabelo, e nelas construíram “andaimes” capazes de sustentar anticorpos. As fibras podem ser usadas na criação de guardanapos ou lenços, ou então, para reduzir custos, entremeadas em produtos de papel.

Os cientistas estão trabalhando, agora, em um método para fazer o papel mudar de cor de acordo com a natureza da contaminação encontrada. (Estadão Online)