Ibama apreende em Pernambuco 200 animais silvestres em cativeiro

O Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis apreendeu nesta terça-feira (12) 200 animais silvestres em um criadouro no município de Macaparana, a 118 km de Recife (PE). Dos pássaros apreendidos, foram encontradas espécies em extinção como a arara Juba e o pássaro Sangue de Boi. Os animais estão no criadouro há mais de dez anos.

O proprietário do criadouro, José Ivanildo Cavalcanti Moraes, não foi encontrado no local, e terá que comparecer à sede da superintendência do Ibama no prazo de três dias para apresentar documentação autorizando a criação dos animais em cativeiro.

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Alberto Santos, que acompanhou os trabalhos, não foram identificados maus tratos, mas 80% dos animais estavam vivendo em gaiolas, o que é proibido pela legislação ambiental. “Não se trata de um comerciante ou traficante, ele é apenas um apreciador da fauna brasileira que não se adequou às exigências da lei”, disse.

Os animais foram encaminhados ao centro de triagem do Ibama, onde receberão assistência de veterinários e biólogos. Depois de passar por um período de quarentena, eles poderão ser soltos na natureza ou doados a criadores cadastrados pelo instituto. (Marcia Wonghon/ Agência Brasil)