Comunidade Européia doa 6 milhões de euros para instalação do Distrito Florestal da BR-163

A CE – Comunidade Européia e o Ministério do Meio Ambiente firmam nesta quinta-feira (21), em Brasília, o Ajuste Complementar de Cooperação ao Acordo Quadro de Cooperação entre a CE e o governo brasileiro. Os europeus doarão 6 milhões de euros, ou R$ 16,5 milhões, ao Projeto Manejo Florestal, Apoio à Produção Sustentável e Fortalecimento da Sociedade Civil na Amazônia Brasileira – BR-163.

Os recursos possibilitarão ao ministério implantar o Distrito Florestal da BR-163 na região paraense contemplada pelo projeto, regularizando, assim, a exploração sustentável da área e possibilitando a criação de 100 mil empregos diretos ao longo de quatro anos. O apoio financeiro da CE mostra o compromisso do bloco com as políticas do governo brasileiro em favor da conservação das florestas tropicais e do desenvolvimento humano de mais de 20 milhões de habitantes da Amazônia.

Com os recursos, acrescidos da contrapartida nacional, será possível fortalecer a sociedade civil regional, complementando os esforços já realizados pelo Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil.

A assinatura do Ajuste Complementar ocorrerá às 9h, na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, na sala Multimídia do Gabinete da ministra, no 5º andar. Além do secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, estão previstas as presenças do representante no Brasil da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e do representante da Comissão da Comunidade Européia, entre outras autoridades. (Rafael Imolene/ MMA)