Ursos são as novas atrações do Jardim Zoológico de Curitiba/PR

Dois Ursos de Óculos, da espécie Tremartus ornatus, são os mais novos moradores do Jardim Zoológico de Curitiba (PR). Com um ano e sete meses, os dois irmãos chegaram do Zoológico de São Carlos, em São Paulo, na terça-feira (19). O recebimento da dupla faz parte de uma parceria que os parques têm de troca de animais.

Endi e Guaxu são ótimos escaladores, possuem gestos lentos e uma agilidade invejável para peso-pesados que são. Mesmo “bebês”, os ursos já pesam 90 quilos e medem cerca de 1 metro e 60 centímetros e, segundo a bióloga, Maria Lúcia Faria Gomes, esse peso vai dobrar. Eles vão aumentar mais 20 centímetros quando chegarem a fase adulta, aos três anos.

Até o fim de 2007, uma fêmea deverá ser encontrada para a perpetuação da espécie e, um deles será levado para o Zoológico de Bauru, em São Paulo. Os animais já parecem estar adaptados a nova casa. Quando chegaram, depois de uma viagem de caminhão de quase nove horas, a primeira atitude foi se refrescar no tanque de água, e só depois conhecer o terreno que irão morar nos próximos anos. (Gazeta do Povo/PR)